quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feriado em Angola... dia de trabalho, mas também...

Angola foi povoada pelos portugueses no século XV e permaneceu como sua colónia até 1975. O Governo Português proclamou a Independência de Angola em 11 de Novembro de 1975, transferindo a soberania para o povo angolano. O MPLA (partido político da situação), proclamou a Republica Popular de Angola e estabeleceu o governo em Luanda com a Presidência entregue ao líder do movimento o Dr. Agostinho Neto, 3 anos depois assume José Eduardo que está no poder até hoje... Passamos pelas ruas hoje e vimos que a cidade estava com militares por todos os lados... era algo assustador. Nos contaram que o presidente atual tem um exército de 1000 homens, 10 mercedes pretas e 2 helicópteros fazendo a sua guarda!!! Bem que queriamos ver a sua movimentação, mas rapidamente vimos que não era possível, era tanta gente na rua, por todos os lados, até com um rally nos deparamos, fica para próxima. Não vimos a celebração dos 34 anos de independência, mas...
Enquanto isso... trabalhamos pela manhã e no meio da tarde, fomos a casa das meninas almoçar. Viva a alegria de encontrar amigas... não canso de celebrar esta conquista, na verdade, uma doação gratuita. Não canso também de agradecer! Fomos recebidas com uma feijoada maravilhosa, com uma salada que há muito não saboreávamos e é claro como uma CUCA para refrescar!
Conversa vai, conversa vem...ouvimos várias outras histórias, uma delas que Soraya escutou ontem, e foi ratificada por Neide hoje, é que tem chineses trabalhando por todos os lados em obras no país. A informação é que estão trabalhando em obras governamentais, bancadas por um acordo entre a China e Angola, com trabalhadores presidiários que vem para cá, para diminuir suas penas. As condições de trabalho são assustadoras, as obras funcionam noite e dia sem parar, não usam equipamentos de segurança e vivem para isso... Que vida!!!! Com estas histórias, com a realidade do apagão no nosso país, com a entrevista "sem noção" de Caetano no Brasil, só temos que celebrar o feriado em Angola, dia de trabalho para a gente, mas também...  dia de momentos alegres, com quem nos quer bem e ainda por cima nos enche de presentes!!!!

Olhem só que ganhei de Neide de Natal antecipado!!!!

Nenhum comentário: