quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mulher angolana sofre com o machismo

O machismo aqui é muito forte, as mulheres sofrem com a dependência econômica dos maridos, com o desemprego e uma cultura que privilegia os homens. É difícil acreditar, mas toda sexta-feira é dia dos homens! Muitas saem do trabalho e só retornam para casa no domingo. É cultural ter mais de uma mulher!
São muitas as informações que temos recebido sobre este tema e leva tempo para acreditar, imaginem que a grande maioria dos homens batem nas mulheres (é a chamada chapada!!!!) Quanto mais baixo o nível cultural mais frequente são os casos de violência doméstica. Catarina, a mulher que trabalha na limpeza na nossa casa, nos contou hoje pela manhã que tem 23 anos e uma filha de 4 anos e que está separada, porque não aguentava mais apanhar. Os motivos eram geralmente a bebida ou o fato dela não ter feito algo, como por exemplo, colocar o jantar na mesa. Êita mundo louco e complicado!!!! E eu, com a minha sindrome de professora, vou logo dizendo: "Catarina, você pode mudar esta situação, fazendo a sua parte, educando seus filhos para serem cuidadosos, amorosos e respeitosos com as mulheres. Em mulher não se bate nem com uma flor, só os covardes!!!!!" Em breve vou postar uma foto com Catarina! Ela é uma figura!!!!

3 comentários:

Vera Cavalcante disse...

Marilia querida,
Não é por acaso que vocês estão ai, com certeza farão muito bem ás pessoas que estão em seus circulo de amizade e as aprendizagens serão muito ricas.
Aproveitem
carinho

Mabel Dourado disse...

Lila querida,Que saudade!!!!!!!!!!
Mulher guerreira,forte e sensivel.Seu blog é encantador.Que bela historia de vida vc está construindo nesse seu tempo em Angola.Que Deus conserve sempre assim,Tão especial e importante na vida de tantas pessoas!!!!!!!!Te AMO MANA........Bjs

Anônimo disse...

Marilia,
Hj efnim acessei seu blog. E é muito bom ir lendo a Africa que você está vendo e vivendo.
Obrigada por compartilhar.

Beijo
Lilia