segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Socorro do Lar!


Hoje a torneira e o chuveiro do meu banheiro quebraram... tivemos que chamar o serviço de reparos da empresa. Vieram Felipe e Jonas, e, lógico, aproveitei para conhecer um pouco mais da cultura local, hábitos e costumes do povo de Luanda, escutando-os. Perguntei sobre as danças dos angolanos e logo me falaram do cuduro e da quizomba, indicaram os cantores que estão fazendo SUCESSO no momento, inclusive no Brasil. Disseram que precisamos conhecer Yuri da Cunha, Maiacú e Matias Damásio, mas foram muito claros e afirmaram com todas as letras: é preciso praticar para aprender! Aproveitaram para nos convidar para a festa de final de ano na empresa. Vamos lá, é claro!!!!


Tenho visitado alguns lugares interessantes e curiosos, mas o que me fascina mesmo, é conversar com o povo, escutar suas histórias sobre a vida pós guerra, sobre o amanhã, e a luta do dia a dia. A perspectiva de vida aqui é de 40 a 45 anos, porisso querem viver o aqui e agora, sem planejar o amanhã. É um povo risonho, com o sorriso mais lindo do mundo!!! São alegres, mas também desconfiados, tentam entender a sua intenção, em toda e qualquer ação. Fiquei muito surpresa com o fato de se comunicarem muito bem oralmente, fazem questão de usar um vocabulário rebuscado, mas a impressão que tenho é que não compreendem muito bem o que estão falando. Incrível! O índice de analfabetismo é muito... muito alto e atuar aqui com formação e qualificação profissional é um desafio. Mas tem um dado interessante, são persistentes e querem aprender!!!

Nenhum comentário: