quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um pouco de pesquisa e história para conhecer a realidade e seu povo.


Angola foi descoberta 18 anos antes do Brasil, mas o início da sua colonização só aconteceu depois de 29 anos, em 1559, sendo colônia portuguesa até o ano de 1975. Neste ano Angola tem a sua independência e toma posse, o presidente, Agostinho Neto, representante do Socialismo. (Portugal sem recursos, começa a afundar).
Em 1978, morre Agostinho e assume, José Eduardo dos Santos que está no governo até os dias atuais, atravessando uma guerra de 1992 até 2002. São mais de 30 anos no poder. Segundo, Ruy, nosso professor, de história, geografia, antropologia, sociologia, etc... etc..., esta longa permanência no poder, deveu-se ao modelo emblemático da figura do REI, no continente africano.
Em 2008 há uma nova eleição para o Parlamento que deverá preparar as eleições presidenciais em 2011. O que será quem vem pela frente???
Enquanto isso...
A realidade é um grande desafio!!!!
Toda esta história para contar que ontem passamos o dia entrevistando trabalhadores e conhecendo um pouco mais do perfil deste povo, que será o foco da nossa ação pedagógica. Incrível!!!! Falam muito bem... com desenvoltura e expressividade, mas muitos não sabem nem ler, nem escrever... Desejam aprender, são curiosos e muito interessados, mas não tem como voltar a estudar... No país não tem salário mínimo e a maioria está desempregada ou no mercado informal... vendem gasolina em garrafas nas estradas...vivem uma realidade de miséria e caminham sem saber para onde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marilia esta realidade presente e aberta em Angola tb é realidade no nosso querido Brasil, a diferença é justamente a mascara que temos que sustentar por fazermos parte de uma globalização que favorece sempre os dominantes. Tenho certeza que o maior passo que trará deste lugar é o prazer de conviver e viver situações que revelam as inteligencias multiplas, sem aos menos serem reconhecidas como foco principal de uma aprendizagem significativa.Vamos juntas, vc ai experimentando e, nós aqui, enviando vibrações e sentindo o desejo de estar tb contigo. Bjs
Patricia