domingo, 4 de outubro de 2009

O olhar de uma criança!


Faz mais ou menos 3 anos qe fui pela primeira vez, com Maria Eduarda (minha neta, na época com 2 anos e pouco) visitar o Museu Nautico da Bahia, no Farol da Barra. Lembro-me bem do seu encanto por cada descoberta. Hoje, não me sai da memória o momento em que viu esta réplica de um navio negreiro. e de imediato olhou e disse: - Vovó deste eu não gostei. Tire uma foto qe vou mostrar a minha mãe. Quem fez isso com eles?
Agora que vou conhecer mais de perto a realidade dos africanos, que também dominados pelo portugueses, sofreram com a escravidão, vem um turbilhão de muitas ideias, sentimentos e desejos de ações. Assumo o compromisso de fazer a minha parte!
É claro que nesta hora fico me perguntando: por que até nos dias atuais  tem seres humanos que escavizam outros? Como podemos conquistas relações humanas saudáveis e produtivas para o bem da coletividade? Para mim, o caminho é a educação, mas aquela que nos ensinou Paulo Freire, a que liberta, respeita as diferenças, luta pela justiça e igualdade.

"Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças..."

                                                                  Fernando Pessoa

Nenhum comentário: