sábado, 17 de outubro de 2009

As primeiras impressões...


Luanda é a capital do país, tem 5 milhões de habitantes e uma realidade muito desigual! Está em pleno crescimento econômico e social, e a sensação que dá, é que é um grande canteiro de obras. Desde que chegamos temos escutado diferentes pessoas e um dos relatos que mais chamou a nossa atenção, foi de uma funcionária brasileira que nos disse que os angolanos vivem o aqui e agora plenamente, porque não cultivam a esperança do amanhã devido a perspectiva de vida ser de mais ou menos 40 anos. São muito festeiros e gastam tudo que ganham. Que loucura não reconhecer a vida numa perspectiva perene!
Olhando o pôr do sol, de imediato lembrei das nossas raizes, dos africanos que cruzaram o oceano há mais ou menos 1.500 anos para trabalhar como escravos na nossa terra! É duro escutar que até os dias atuais muitos vivem aqui em condições semelhantes. O que podemos fazer? Eu estou convencida que educação é o caminho! Vamos que vamos!

6 comentários:

Rosaly disse...

Oi, Lila!
Acabei de ler seu "diário" virtual de bordo... Bom estarmos cientes e conscientes de nossos olhares relativos no nosso olhar o novo. Gosto de Caetano em Sampa: ""É que Narciso acha feio tudo que não é espelho.." Aí está a descoberta.. na busca da essência do outro. Bjos e boa sorte!! Continue nos alimentando com a sua esperiância.

Rosaly disse...

"experiência" seria o certo... :-)... "esperiância" é realmente um elemento novíssimo... Eu

JU Dourado disse...

Liloca! Que bom receber notícias suas! Fico ansiosa em abrir seu blog e ler sobre suas aventuras! rsrs Coração agora está mais tranquilo em saber que a chegada foi tudo bem...Ótimo trabalho para você aí, mana! Como lhe disse, acredito que nada na vida acontece por acaso e você veio a esse mundo para fazer a diferença! Um grande beijo de JU, Bodu, Teteu e quem mais chegar...

Infantil I Dom Bosco disse...

Oi, Marilia

Que bom saber que os caminhos te levaram para uma experiência como esta. Ao ler seus comentários refleti muito sobre o que queremos não só para a educação como para a vida. Siga em frente e nos envie novidades sempre.
Um grande abraço,

Fernanda Caffé

Cirandando disse...

A imagem diz tudo!Um novo tempo... Muita sabedoria a todas!Fico daqui viajando com vocês.bjss

Unknown disse...

Nunca temos dimensão do que ocorre com o que se passa ao lado de nós. As realidades vivenciadas por voCê irão torná-la ainda mais cuidadosa, respeitosa e lutadora.
Estou sentindo muito sua falta por aqui.
Beijos, Betty