domingo, 6 de dezembro de 2009

O permanente exercício do olhar relativo!

Há quase 2 meses, quando chegamos aqui, a primeira impressão foi a de um país em reconstrução, marcado pela imagem de um grande canteiro de obras...prédios, avenidas, linhas de transmissão, canalizações, estradas, aeroporto novo e um outro em construção. Chamou a atenção!
Agora, já na hora de retornar, temos escutado muito sobre a crise econômica, empresas que não sustentam a situação, falta de pagamentos, demissões, Governo em crise, uma possível mudança ministerial, novo cenário, expectativas, apreensão. O que fazer? Para mim, investir em educação!
Ontem fomos as compras com o motorista de uma amiga. É claro que aproveitei a situação para escutar um pouco mais sobre a realidade do país e o olhar de quem vive nele. Fiquei admirada e feliz... vi um jovem de 30 e poucos anos, com uma visão muito interessante da realidade social atual e da vida. Disse-me que espera do governo oportunidades. Não quer dinheiro dado (lembrei de imediato da bolsa família, do nosso país), quer vida digna. Falou em poucas palavras da guerra, disse que senti-la na pele foi uma realidade dura, pois desestruturou o que dá a sociedade eixo, a família. Mas que já passou, agora o momento é outro. Este tema deu a oportunidade para falarmos das relações homem e mulher que chama tanto a minha atenção pelo machismo. Disse-nos que depende de cada relação, que ele por exemplo lava pratos, varre casa... Disse-nos também que não gosta de futebol, sentimento este que não pode compartilhar com homens, pois é até vergonhoso, estes não entendem. Enfim... o exercício relativo na complexidade do mundo atual é essencial para entender cada um como um ser único, singular e deixar de generalizar, comportamento "burro" na atualidade. A mim me incomoda muito escutar: os angolanos são isso ou aquilo, os baianos são isso ou aquilo... Ah é hora de exercitar o olhar relativos!!!!
Em tempo: torço para que o anônimo que comentou esta semana, exercite o olhar relativo e saia do  mero julgamento perverso que não leva a nada e não é nem um pouco educativo, intenção deste blog.
Uma boa semana para todos, mesmo em um tempo tão difícil!!!

Nenhum comentário: