sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma intríga que tem lógica...

"Só quem sabe onde é Luanda... saberá lhe dar valor"!!!
Hoje escuto esta música de outra maneira...
Conviver com o povo angolano tem sido uma experiência surpreendente.
São histórias e experiências de vida que me convocam o tempo todo à refletir, a compreender outros sentidos, a construir novas lógicas, a exercitar o olhar relativo sempre!
Leandro, motorista da equipe que aqui trabalho, torce com força para Portugal na Copa do Mundo.
É claro que como boa brasileira, mãe de um torcedor profundo do nosso país, não só pelo futebol, mas pela crença de um Brasil melhor, fico me perguntando por quê? Por quê?
Falo para ele da nossa colonização, da forma como fomos tratados, das dores e lutas dos nossos antepassados, do grito preso na garganta... da valor da liberdade!
Ele me fala da busca pela PAZ permanente, do medo de novas guerras, das marcas que tem na alma e na pele, na sua história de combatente, na perda da sua mãe querida pela guerra, no tempo que optou para sair da linha de frente, na volta para casa,  na busca de solidariedade, na troca de trabalho por comida, na fé e esperança de dias melhores para seus 3 filhos.
Leandro, como prometido, sua "camisola" do Brasil vai chegar... trago de lá! E com ela trarei também o meu respeito, admiração e o desejo de aprender muito... muito mais com suas histórias, força e coragem!




Palco


Gilberto Gil

Subo nesse palco, minha alma cheira a talco
Como bumbum de bebê, de bebê
Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver
Pode ver

Trago a minha banda, só quem sabe onde é Luanda
Saberá lhe dar valor, dar valor
Vale quanto pesa prá quem preza o louco bumbum do tambor
Do tambor


Fogo eterno prá afugentar
O inferno prá outro lugar
Fogo eterno prá consumir
O inferno, fora daqui


Venho para a festa, sei que muitos têm na testa
O deus-sol como um sinal, um sinal

Eu como devoto trago um cesto de alegrias de quintal
De quintal

Há também um cântaro, quem manda é Deus a música
Pedindo prá deixar, prá deixar
Derramar o bálsamo, fazer o canto, cantar o cantar



Lá, lá, iá

Nenhum comentário: