sábado, 19 de junho de 2010

Diálogos com angolanos...

"É significativo enfatizar que o diálogo não elimina as possibilidade de haver conflitos na interacção, entretanto, como se aprende desde cedo, na cultura tradicional Bantu, é a única forma de o dirimir".
Roque D´Oliveira
Angolano que está trabalhando no Projeto que atuo.

Visitar alguns países a passeio ou a trabalho tem sido uma constante em minha vida nos últimos anos. Sinto-me privilegiada pela riqueza das experiências em cada um destes encontros. Mas nada se compara a trabalhar em outro país e conviver com costumes, valores e ideias de um povo. Tenho aprendido mais e mais a cada dia. E com algumas pessoas em especial, aprendo com profundidade. Roque faz parte da equipe de formadores do Programa que estamos atuando. É Assistente Social e tem um visão de homem, sociedade, relações interpessoais, educação e transformação que nos convoca a pensar e aprender com ele, a todo momento.  São ideias tão valiosas que decidimos usar os nossos horários de descanso, depois do almoço, para participar de um "Café Filosófico", espaço de relatos de vida, troca de ideias e de muita... muita aprendizagem. Algo que me disse um dia, que me chamou muita atenção foi a tradição dos mais novos não olharem nos olhos, os mais velhos e os seus superiores. Ele nos disse: "Faz parte da cultura do nosso povo, mas isso não significa subserviência, pelo contrário, em silêncio, a cabeça funciona com velocidade".

"Um verdadeiro diáologo é aquele que respeita os valores de seu interlocutor e não coloca suas experiências ou seu conhecimento acima de toda a reflexão. O homem, enquanto realidade psicossomática, é uma unidade surpreendente, que se supera permanentemente a si mesmo".
Roque D´Oliveira
Angolano que está trabalhando no Projeto que atuo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sucesso, Lila!!! Parabéns por mais esta jornada... Tia Rosa