domingo, 22 de agosto de 2010

Mudança e Reflexão Histórica

Com o movimento de mudança para Lobito/ Benguela, duas cidades vizinhas no sul de Angola, na primeira vamos morar e na segunda, trabalhar, tenho refletido muito os processos históricos deste país. Uma nação que cresce em torno de 20 % ao ano, a segunda do continente em produção de petróleo, a quarta maior em produção de diamantes do mundo, mas tem índices assustadores de probreza, analfabetismo, desemprego, doenças infectocontagiosas e outras mazelas sociais.
Um país que tem pouco tempo vivendo a sua recontrução, há apenas 7 anos terminou uma guerra de quase 30 anos, que se iniciou logo em seguida do seu grito de independência, depois de séculos como colônia de Portugal. 
A guerra gerou movimentos migratórios fortes para Luanda, a capital, o que faz deste contexto um lugar com uma grande concentração de desafios sociais, econômicos e políticos. Nós sentimos o impacto de tudo isso!
Creio que em Lobito teremos mais liberdade, o direito de ir e vir, uma dinâmica diferente! Que venha o novo!!!! Que possamos acompanhar a realidade do país, olhá-la de outro lugar e compreendê-la com mais profundidade! Novas aprendizagens, novas compreensões!

Nenhum comentário: