terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma noite com magia e novas descobertas...

Ficamos sabendo que Estambul, em 2003, sofreu alguns atentados terroristas e nesta época aconteceram explosões simultâneas em Sinagogas e empresas ocidentais. A tal da “Guerra Fria” tão difícil de compreender em pleno Séc. XXI, mas ainda muito presente em diferentes contextos do mundo.


Imagino que este acontecimento gerou muitas mobilizações e conseqüências, mas com certeza estas não foram só negativas. Fazer da crise oportunidade é da natureza humana e parece que este foi um movimento neste país que é o único do mundo que tem seu território ocupando 2 continentes. Nos foi dito que muito recentemente a Turquia deu um grande passo em matéria de “Direitos Humanos”, pois aderiu a União Européia, gesto que tem sido internacionalmente aplaudido.

Estas marcas da história devem ter fortes influências na cultura do tempo atual, pois apesar de 99% da população ser Islâmica, os turcos não são ortodoxos e lidam com os costumes e valores de outros povos, de maneira aberta e flexível.

Com avidez para compreender com mais profundidade este país, saímos andando pela noite, descobrindo espaços, gente, sabores e odores.

Apesar de Estambul não ser a capital da Turquia, é a maior cidade do país e por todos os lados tem muita gente desfrutando das suas belezas. Em cada canto um encanto, gente hospitaleira, curiosa e alegre. Todos tentavam se comunicar conosco de alguma forma. Interessante e surpreendente fica o diálogo quando querem saber de onde somos. Não é simples acreditar que 3 mulheres, uma brasileira, uma argentina e uma colombiana estão juntas de férias, bem distante na sua terra de origem.

Vamos em frente!

Um comentário:

Mabel Dourado disse...

Mana,
Vc como sempre nos encantando com as suas lindas histórias de viagem pelo mundo afora.
Meus pais mandam mil bjs com muita saudade,tudo em paz com eles.
Curta bastante sua bela aventura na Turquia.
Bjs com muita saudade!!!!!!!
Mabelita.