quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Roupas que falam: Os trajes angolanos


As angolanas que querem fazer valer as suas raizes, histórias e marcas da vida  costumam usar até os dias atuais trajes com coloridos diversos. Hilda, um angola "retada", que dialogamos diariamente no ambiente de trabalho, com o seu jeito faceiro, revela suas crenças, seus valores e ideias, através das roupas típicas que usa no dia a dia.
Ela tem nos ensinado muito!Lembro que foi dela que ouvi dizer que se as sextas-feiras são os dias dos homens na cultura deste país, também são os dias do corno que não tem como controlar o que fazem as suas mulheres, nas ausências masculinas!Aprendi com ela que cada estílo, comunica algo... desde o estado civil até o nível social. Dizem por aqui que as cores destes vestidos comunicam muito, é preciso saber ler e interpretar: O preto, assim como na nossa terra, é adotado pelas viúvas – um luto que incluía o rosto coberto e a cabeça raspada. É claro que tenho que experimentar para aprender! Já comprei vários trajes e assim vou compreendendo com mais profundidade esta rica sociedade!
Além das cores, as peças, o número delas e a forma de usá-las, também tem significados. Dizem que os vestuários das ricas senhoras que transitavam pelas ruas de Luanda antigamente, eram formados por um total de quatro panos: o mulele ua jiponda (peça interior), o mulele ua xaxi (pano transpassado cobrindo a parte superior), depois o mulele ua tandu (tecidos transpassados na parte inferior) e finalmente um pano preto conhecido como bofeta. Esta quantidade de peças variadas são usadas até hoje! Nas festas são mais comuns! Também comprei uma dessa, em breve compartilho a sensação de vestír este traje e o significado de usá-lo. Vou fazer uma nova investigação!

5 comentários:

Anônimo disse...

Mana! Você é mesmo uma figura sem igual!!! Dei muita risada com o seu novo visual! rsrsrs
Adoro ler e me divertir com as suas histórias!
Um grande beijo!
JU

patricia barral disse...

MARÍLIA,

TAMBÉM ADORO LER SOBRE SUA TRAJETÓRIA.SUA EXPRESSÃO NOS ENVOLVE E CONTAGIA.
FICOU LINDA COM O NOVO TRAJE
BJS

PATY

Marilia Dourado disse...

Paty querida,
saudade de vc!
Obrigada pelo seu carinho!

Anônimo disse...

E primeira vez q comentou,mais gosto d ver as minhas irmas angola vistida d trajo africano.vivo na indonesia mais todos domingos quando vou a igreja estou sempre d trajo africano.para nao esquecer os custumes da banda

Thiago Emanuel disse...

Olá Estou Fazendo Uma Pesquisar de Português Sobre Angola.. Éa Pergunta é Que Tipo De Comida os Povos de Angola Come?
Se É Rico Em Algo ?
Onde Se Vivem ?
Que Tipo De Roupa Eles Usam ?
Alguém Podee Mim Responder Se Mim Responder Eu Agradeço ?