quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Em diálogo com as crianças...

No domingo fomos à praia, lugares diferentes, paisagens novas, mas o que mais me fascinou foi o encontro com as crianças... espontâneas, alegres, curiosas...com uma simples troca de olhares, rapidamente perceberam o quanto provocaram em mim encantamento.

Foi em um final de tarde, com o sol sem raios, como uma bola de fogo entrando no mar, que as crianças se aproximaram... a conversa fluiu em um instante e de uma hora para outra, já estávamos contando histórias, revelando segredos, falando do dia a dia e dos desafios que a vida coloca... escutar as crianças provocou em mim um misto de sentimentos: da surpresa a indignação escutei de tudo, desde que apanham na escola, que a professora bate porque os colegas fazem barulho, até que a mãe vende noite e dia nas ruas para cuidar dos 5 filhos, e que elas podem ficar nas ruas até a hora do sol se por e a noite cair. Me questionei de imediato: como essas crianças constroem valores e moral neste contexto? Não encontrei uma resposta única para questão tão complexa...


                                   
Perguntei então pelos jogos e brincadeiras e de imediato as crianças começaram a cantar, dançar e aos poucos revelaram que os sonhos, a fantasia, o faz-de-conta são os melhores alimentos para a alma e para o coração, por mais difícil que seja a realidade. Aprendi mais uma vez com elas...

                                      

2 comentários:

Paulo Tamburro disse...

TUDO BEM MARILIA?

MINHA PSICÓLOGA ME ODEIA.

Quem de nós está imune a uma disfunção psíquica, nesta época que tem gente correndo até atrás do vento?
Enclausurado por pequenos conflitos internos e cansado de tomar chás fitoterápicos de erva de São João, Sabugueiro, Camomila e erva Cidreira, passei por uma seção de acupuntura, e confesso que só voltei às duas últimas vezes ao consultório, não pelas agulhas e sim, pela competência profissional daquela loira acupunturista que realmente, me relaxava muito.

Uma beleza!

Mas, mesmo assim continuava com insônia, até que...

ESTE É UM TRECHO DA CRÔNICA DO MEU BLOG:”HUMOR EM TEXTO”, DESTA SEMANA.

SE ACHOU INTERESSANTE ATÉ AQUI, QUEM SABE GOSTARIA DE CONTINUAR.

ESTOU LHE CONVIDANDO PARA ISTO.

E PRINCIPALMENTE ,PARA QUE DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUE NO BLOG É O MAIS IMPORTANTE PARA MIM.

COMBINADO?

UM ABRAÇÃO CARIOCA!

Anônimo disse...

Lila,
Estamos sentindo muito a sua falta, muita saudade... Há quatro dias que tentamos falar com você no novo ramal, mas ninguém atende. Esqueceram de me dizer que só no horário comercial e eu estava ligando sempre no horário que achava que você estaria em casa. Assim, só voltaremos a ligar na segunda-feira.
O Cristo disse: "Deixai vim a mim as criançinhas e não as impeçais, porque das tais é o reino dos céus". Você repete sempre isso na sua vida e as crianças estão sempre ao seu redor porque você fala de amor, aceitação e de amizade! O seu blog está lindo!
Estas fotos com as crianças africanas nos ensinam muita coisa e nos falam da sua atração por elas...
Aqui tudo está bem, esperamos até segunda-feira para nos falarmos!
Beijos!
Mamãe